Hoje, no Brasil, o mercado de brinquedos apresenta uma grande lacuna: a falta de representatividade racial na oferta de bonecas. São milhões de bonecas fabricadas e distribuídas todos os anos, sem que haja atenção às nossas singularidades nem promoção da representatividade. Um mercado que ainda não reflete a realidade de um país tão diverso e multicultural como é o nosso.
Bonecas fazem parte da infância e auxiliam no desenvolvimento das crianças. Ela é tão significativa que a sua imagem serve como referência para quem brinca, influenciando diretamente em sua formação e visão de mundo. Quando existe a dominância de um padrão em que apenas uma parte das crianças se reconhece, todas as outras sofrem. A brincadeira que deveria ensinar também castra e empobrece.
Quanto maior a diversidade de bonecas, melhores são as possibilidades da criança compreender a diversidade multicultural em que ela vive, reduzir preconceitos e percepções equivocadas de sua realidade e aumentar a sua percepção do outro. Essa diversidade torna-se, assim, um potente artifício para a geração de empatia e criação do senso de pertencimento e inclusão.
Acreditamos que, ao brincar, as crianças aprendem sobre a cultura e o contexto em que estão inseridas, brincadeiras e brinquedos têm, portanto, efeitos na educação e na formação da criança.
É, pois, direito que a identidade da criança negra seja fortalecida também nos brinquedos!
Mais que um negócio! Acreditem, com a Loja Aneesa, vidas serão transformadas!
Loja Aneesa